sexta-feira, 12 de setembro de 2014

As Raças do Primórdio 6 - Os Norfss

Utópia, a principal cidade Norfss

Origem: Os Norfss são a offspring dos dragões cromáticos originais e os primeiros grandes lagartos. É incerto exatamente que lagartos originaram esses seres, porém eles criaram consciência muito cedo e permaneceram escondidos desde então. Crias dos dragões, que são os mestres na mudança de corpo do Primórdio, os elusivos norfss aprenderam a camuflar-se, esconder-se e alterar suas formas. Quando a arquidruida élfica libertou os Ferlix, os felinos fugiram para os pântanos severos do continente branco conhecidos como Marshlands imaginando que os elfos não fossem persegui-los por lá. Deu errado e certo ao mesmo tempo, os elfos adentraram Marshlands e estavam fazendo um ótimo trabalho em perseguir e capturar os Ferlix foragidos, até o momento que os Norfss revelaram-se e do lado das árvores atacaram os elfos, Ferlix pararam de correr e juntaram-se ao ataque e os elfos foram devidamente expulsos. Depois disso os Norfss ajudaram os felinos a irem para um local seguro e prometeram ajudar caso outro ataque acontecesse, não é preciso dizer que os elfos não apreciam muito os lagartos.
              Os Norfss levaram um grande golpe durante a invasão Kyrin, perdendo 4 dos 5 grandes líderes, porém o líder supremo Norfss, o Drakonis vermelho conhecido como Sark (nome dele em common, em dracônico o nome dele significa "Aquele que queima os céus") sobreviveu e junto com outros bravos Norfss foi capaz de manter Utópia a salvo. Os habitantes das demais cidades evacuaram para Utópia, e embora muitos tenham morrido, os Kyrin desistiram de persegui-los pelos pântanos Norfss e ficaram satisfeitos em pilhar as outras cidades.

Descrição: Os Norfss são extremamente diferentes entre si, podendo ter várias cores, do branco, cinza, verde, azul até amarelo, vermelho ou preto e qualquer variação entre isso. Além disso, existem Norfss de todos tamanhos, dos de 1,50 até aqueles de quase 4 metros de altura. Eles classificam-se em tipos de norfss, são eles: Os Reptilianos (o mais comum e abrangente), os Serpentilianos (conhecidos como nagas, corpo de cobra e torso humanóide, às vezes lembrando um elfo ou humano, às vezes com aparência de lagarto), os Crocodilianos (enormes Norfss, lembram crocodilos humanóides e são chamados de Croks.) e os Draconianos (ou Drakonis, que é um modo de chamar e ao mesmo tempo um título de nobreza entre os Norfss. Os Drakonis são os descendentes mais direto dos dragões e são também os líderes da sociedade Norfss).
                  Muitos Norfss tem penas ou chifres pelo corpo, e pouquíssimos possuem asas. Norfss vivem no geral até 200 anos, croks tendem a viver mais, chegando aos 700 e Drakonis são imortais, porém não é incomum ver um Norfss padrão passar dos 500 anos, esses seres parecem estar em constante evolução. Serpentilianos e Reptilianos de 20 ou mais anos já são considerados adultos pelos Norfss, Croks demoram um pouco mais que o dobro disso para desenvolver-se, enquanto que um Drakonis leva tanto quanto um elfo para chegar em seu estágio adulto, embora não seja tão indefeso como eles enquanto jovem. Apenas 1 a cada 1000 ovos colocados por um casal Drakonis origina um draconiano de verdade, o resto acaba virando Reptilianos com algumas características dracônicas, a Instituição não devolve os não draconianos para famílias de Drakonis.

Ser emboscado por uma dupla dessas no pântano Norfss é
algo extremamente perigoso.

Divindades: Os Norfss cultuam Suna por ser a deusa da Vida e Natureza, bem como Bahamut por ser o deus dos dragões (embora seja o deus dos dragões metálicos e Norfss sejam descendentes dos dragões cromáticos), Aestus por ter criado os dragões e ser o deus das águas e Crisallis, a deusa do caos e da mudança, muitos Norfss identificam-se com ela. Porém, a sociedade Norfss é muito mais shamanística do que qualquer coisa, e embora cultuem esses deuses, é raro ver um Norfss clérigo, ainda que existam alguns, especialmente adeptos de Aestus.

Sociedade: Os Norfss dividem-se em 5 cidades espalhadas por Marshlands: Komodo, Scald, Sarkrag, Cidade dos Norfss Cinzentos e Utópia. Cada cidade conta com um grande líder, no geral os líderes da cidade são Drakonis, sendo que cada cidade é dominada predominante por famílias Drakonis de cores específicas, vermelhos em Utópia, Negros em Norfss Cinzentos, Azul em Scald, Verde em Komodo e Brancos em Sarkrag. Porém de tempos em tempos algumas cidades são governadas por não Drakonis, na prática qualquer um pode chegar a qualquer momento e desafiar o líder de uma cidade para um combate (que é muito mais que um combate, geralmente durando dias com os dois adversários sobrevivendo e se perseguindo por Marshlands), se vencer o líder, torna-se o novo líder, mesmo que seja um Não-Norfss. Além disso, todas cidades estão submetidas a Utópia, portanto os líderes tem que acatar as leis do líder supremo e responder caso sejam convocados para uma guerra. Tirando isso, o papel da instituição e a veneração dos demais Norfss pelos draconianos, a sociedade Norfss é bem comum, lembrando muito a sociedade Ferlix, com uma adição que Norfss adoram viajar pelo mundo e trazer coisas diferentes para fazer trocas, Norfss adoram ouro e Utópia se não ficasse dentro de um dos locais mais perigosos do Primórdio, certamente seria uma das capitais mundiais da troca e comércio.                    A instituição Norfss é algo que existe desde sempre, todos os Norfss tem um dever para com sua raça e essa organização existe para ter certeza que esse dever será cumprido. Quando um ovo Norfss é colocado, a Instituição deve ser informada e agentes são enviados para levar esse ovo. Toda criança Norfss nasce sob os cuidados da instituição e ficam sob esses cuidados por um período entre 4 a 50 anos (dependendo da personalidade e espécie), até que são devolvidos para seus parentes (embora não haja prova que são os mesmos bebês e nem sempre sejam devolvidos). Isso serve para endocrinar desde cedo os jovens Norfss sobre seus deveres para com os Norfss, isso é tão efetivo que não é incomum ver filhos que voltaram da instituição delatando crimes dos pais para a mesma. Esse ato pode parecer estranho pras outras raças, mas é algo comum dentre os Norfss, todos que nasceram em Marshlands passaram por isso, e acham extremamente normal.

Um bouncer, certamente
venenoso.
Situação: Os Norfss estão numa boa fase, Utópia prospera, as demais cidades recuperam-se da invasão Kyrin e o Líder Supremo Sark, é talvez o mais poderoso de todos os tempos, combinando força e inteligência na dose correta. Ele atualmente recruta Norfss diferenciados e está formando um grupo de elite, o porquê disso é um mistério. Com a guerra estourando agora entre Humanos, Anões e Elfos contra os Urgrosh e os Ferlix, mais uma vez haverá uma pressão para os Norfss tomarem um lado, mas Sark sabe que é muito improvável que uma das facções tente invadir Marshlands e deve tentar-se manter neutro.....até aparecer uma proposta que ele não possa recusar. Os Norfss atualmente trabalham o máximo possível para remover essa reputação negativa com as demais raças, especialmente com os anões. Norfss adoram acumular gold e muitos saem de Marshlands com esse objetivo, outra coisas que Norfss adoram é acumular segredos, descobrir eles e vender por aí, além de compartilhar com a instituição é um de seus principais passatempos.

Opiniões sobre as raças:

- Humano: Os humanos são adoráveis, nos damos muito bem em suas cidades, nos mesclamos facilmente ao seu estilo de vida. São militarmente poderosos e não muito sábios. Visite suas cidades, é um local fácil para se acumular ouro.
- Anão: Por causa de 1 Norfss, os poderosos anões agora nos odeiam, faríamos de tudo para nossa relação voltar a ser boa, a nação Norfss não tem culpa do incidente causado pelo Norfss conhecido como "O Camaleão". Respeite os anões e ajude-os sempre que preciso, mesmo que isso custe sua vida.
- Elfo: Embora tenhamos ajudado os Ferlix a escapar dos elfos, não temos nada contra eles, apenas fizemos o que devíamos fazer. Esperamos que não guardem mágoas de nós e entendam que uma raça não tem que ser escrava da outra, eles sofreram isso com nossos ancestrais e deviam dar o exemplo.
- Djinn: Hummm... elfos nobres.
- Orc: Grandes, fortes e verdes ou cinzas, lembram muito um Crok. Os orcs são um pouco radicais demais mas definitivamente não são mal intencionados, esperamos que a guerra eterna com os humanos, anões e elfos tenha um fim.
- Ogro: Maiores e mais fortes que um Crok, só isso já seria o suficiente para ter nosso respeito, porém, além disso, tem forte afinidade com os espíritos, os ogros são a raça mais iluminada do Primórdio.
Serpentilianos podem ter o torso de lagarto
- Troll: É preciso respeitar uma raça que mora num local mais ermo que o nosso. E esses caras não são apenas resistentes, eles tem o gingado correto, o que faz nossas relações correrem muito mais facilmente. Enquanto manterem carne de lagarto fora do cardápio, continuaremos a ser bons amigos.
- Troll da Montanha: É raro ver um desses fora de territórios Urgrosh. Dentro de cidades Orcs, goblins, vilas de ogro ou trolls, basta ignorá-los, porém encontrar um desses andando por aí, pode ser um perigo. É recomendado camuflar-se e esconder-se, eles são burros e dificilmente vão encontrá-lo.
- Goblin: Sabe quando o malandro quer passar a perna no mais malandro? Lidar com um goblin é isso, tente não ser o malandro.
- Ferlix: São gratos a nós desde que os salvamos dos elfos, mas não fizemos isso por gratidão, apenas porque era a coisa certa a se fazer. São como uma raça irmã para nós.
- Rajinn: Bem, são Ferlix né? Sim, sim, espírito do vento, mas Ferlix ainda assim.
- Kyrin: Se existe alguma raça para se ter problema, essa é ela. Além de terem matado vários de nós e invadido nossos pântanos, eles são capazes de roubar nossos segredos de nossas mentes, isso não é algo que possa ser facilmente relevado.
Alguns serpentilianos tem torso de elfos ou
humanos.

Templates raciais:

Serpentiliano (Naga): Base: 21 pts e devem gastar entre 15 a 50 pontos em vantagens opcionais Norfss.

Feature: Vermiform Morphology: No Legs(Slithers) (0)
||| DX +1 (20)
||| Double Jointed (15)
||| Chameleon 1 (5)
||| Resistant (Poison) (+3 rolls HT) (5)
||| Extended Lifespan 1 (2)
||| Slippery 2 (4)
||| Temperature Tolerance 1 (1)
||| Scales (1)
||| Sense of Duty (Towards Norfss): (-15)
||| Cold Blooded  (-5)
||| Reputação negativa (Norfss são traiçoeiros): Todas outras raças, salvo os Ferlix, o tempo todo: -1 reaction (-5)
||| Reputação negativa (Norfss são inescrupulosos): Anões, o tempo todo: -4 reaction com anões e simpatizantes. Norfss não podem entrar em cidades anões e os mesmos recusam-se a vender coisas para Norfs: (-7)

Reptiliano: Base: 6 pts e devem gastar entre 20 a 60 pontos em vantagens opcionais Norfss


Um Norfss Reptiliano.
||| Chameleon 2 (10)
||| Extended Lifespan 1 (2)
||| Nictating Membrane 2 (2)       
||| Peripheral Vision (15)
||| Resistant (Poison) (+3 rolls HT) (5)
||| Slippery 1 (2)
||| Temperature Tolerance 1 (1)
||| Scales (1)
||| Sense of Duty (Towards Norfss): (-15)
||| Cold Blooded  (-5)
||| Reputação negativa (Norfss são traiçoeiros): Todas outras raças, salvo os Ferlix, o tempo todo: -1 reaction (-5)
||| Reputação negativa (Norfss são inescrupulosos): Anões, o tempo todo: -4 reaction com anões e simpatizantes. Norfss não podem entrar em cidades anões e os mesmos recusam-se a vender coisas para Norfs: (-7)

Crocodiliano (Crok): Base: 54 pts e podem gastar até mais 30 pontos em vantagens opcionais Norfss

Feature: SM+1 (0)
||| ST +5 (45)
||| HT +1 (9)
||| Chameleon 1 (5)
||| Extended Lifespan 2 (4)
||| Nictating Membrane 1 (1)
||| Peripheral Vision (15)
||| Resistant (Poison) (+3 rolls HT) (5)
||| Temperature Tolerance 1 (1)
||| Scales (1)
||| Sense of Duty (Towards Norfss): (-15)
||| Cold Blooded  (-5)
||| Reputação negativa (Norfss são traiçoeiros): Todas outras raças, salvo os Ferlix, o tempo todo: -1 reaction (-5)
||| Reputação negativa (Norfss são inescrupulosos): Anões, o tempo todo: -4 reaction com anões e simpatizantes. Norfss não podem entrar em cidades anões e os mesmos recusam-se a vender coisas para Norfs: (-7)


Um Crok bem armado e armadurado.
Draconiano (Drakonis): Base: 220 pts e podem gastar até mais 60 pontos em vantagens opcionais Norfss
Features: Um Drakonis deve escolher no momento de criação a sua cor, que definirá também o tipo de dano de sua baforada: Azul (Lightning), Verde(Poison), Vermelho(Fire), Preto(Acid) ou Branco(Crushing ou cutting)

||| ST +3 (30)
||| IQ +1 (20)
||| HT +1 (10)
||| Perception +2 (10)
||| Unaging (15)
||| Nictating Membrane 2 (2)
||| Peripheral Vision (15)
||| Resistant (Poison) (+3 rolls HT) (5)
||| Temperature Tolerance 1 (1)
||| Scales (1)
||| Damage Resistance 2 (10)
||| Magery 1 (15)
||| Night Vision 2 (2)
||| Charisma 2 (10)
||| Social Regard 2 (10) [Escolher entre Feared ou Respected]
||| Status 2: Família de Drakonis (10)
||| Wealth 1 (10)
||| Speak with animals (25)
||| Teeth (Sharp teeth) (1)
||| Claw (Sharp Claw) (5)
||| Innate Attack (breath): 40 (construir um adequado junto com o mestre, tentando aproximar-se o máximo possível dessa quantidade de pontos. De ínicio é obrigatório que seja um Cone de 5 yards (+100%), com ½ da distância máxima (-10%) e que tenha um recharge de 5 segundos (-10%).
||| Sense of Duty (Towards Norfss): (-15)
||| Reputação negativa (Norfss são traiçoeiros): Todas outras raças, salvo os Ferlix, o tempo todo: -1 reaction (-5)
||| Reputação negativa (Norfss são inescrupulosos): Anões, o tempo todo: -4 reaction com anões e simpatizantes. Norfss não podem entrar em cidades anões e os mesmos recusam-se a vender coisas para Norfs: (-7)


"Destruição do pântano", lendário Drakonis negro morto
na invasão Kyrin, pai da atual líder dos Norfss Cinzentos

Vantagens Norfss:

                       Alguns Norfss devem gastar entre x a y pontos em vantagens opcionais. O set de vantagens que um Norfss inicia determina muito como será seu desenvolvimento ao longo do tempo, por exemplo, um Norfss que não compre 360 vision, terá muita dificuldade pra desenvolver isso ao longo do jogo, o mesmo vale para vantagens extremamente especiais como strikers, clinging, constriction Attack, visões especiais, regeneration, regrowth e etc. Se um Norfss quer ter por exemplo clinging, Morph e regrowth algum dia, ele poderia começar com entry level talents para essas vantagens, demonstrando que está evoluindo pra isso, pegando super climbing, elastic skin ou mais levels em chameleon e Hermaphromorph e regeneration. Esse Norfss pode um dia vir a ter as vantangens que deseja. Já o Norfss que simplesmente começar com Morph, não. O preço a pagar é não ter tanto poder a curto e médio prazo, no final, as intenções devem ser discutidas na criação e um compromisso com paths anotados deve ser feito, o prazo é pra vários meses dentro do jogo por vantagem grande. É sabido de Norfss que conseguem coisas ainda mais incríveis como ficar invisíveis, conseguir copiar as características físicas verdadeiras de outras raças, aumentar seu tamanho ou até mesmo em lendas, voar com um par de asas.


- 360 Vision  (25 pts)  [Norfss podem upgradear de Peripheral vision pagando apenas 10 pontos]
- Amphibious (10 pts)
- Chameleon ( 5 a 15)
- Claws (3-11)
- Clinging (20 pts)
- Constriction Attack (15 pts) 
- Contact Group (Norfss) - Variado
- Cultural Adaptability (10 - 20 pts)
- Damage Resistance (5 a 10 pts)
- Dark Vision (25 pts)
- Discriminatory Hearing / smell / taste (15-15-10 pts)
- Elastic Skin (20 pts)
- Enhanced Tracking (5-25)
- Extended Lifespan (2-4)
- Filter Lungs (5 pts)
- Flexibility (5-15 pts)
- Hermaphromorph (5 pts)
- Hyperspectral Vision (25 pts)
- Infravision (0-10 pts)
- Innate Attack ( Váriavel, emulando coisas de répteis, naturais, dano máximo inicial de 1d)
- Metabolism Control (5-25)
- Nictating Membrane (1-3)
- Night Vision (1-9)
- Rapid Healing (5-15)
- Regeneration 1 (10)
- Regrowth (40) [Requer regeneration 1]
- Resistant (Variável)
- Morph [Retain Shape] [Cosmetic Only] [Limited use 10x dia]: 20 [requer chameleon 5, Elastic skin e Hermaphromorph]
- Scales (1)
- Slippery (2-8)
- Spines (1-3)
- Striker (Váriavel)
- Super Climbing (3-15)
- Teeth (1-2)
- Terrain Adaptation (5) [escolher 1]
- Vibration Sense (10)
- Extra arm[cauda]: Variável
- Terror (Apenas para Drakonis que tenham bastante intimidation): 30 a x
-  Flight (Winged -25%)(Gliding -50%): (10) [Apenas para Drakonis ou Norfss com unusual background que sejam filhos de Drakonis


"Céu sem Limites", Morto na invasão Kyrin



Línguas: Reptilianos e Serpentilianos começam com 10 pontos para distribuir, sendo que desses 10 6 devem ser gastos em Norfss. Qualquer outra língua de raças normais é aceitável. Croks começam sabendo falar Norfss e tem mais 4 pontos para distribuir. Draconianos começam com 6 pontos em Norfss e 4 em dracônico.
Atributos e desenvolvimento: Norfss podem chegar até 20 em qualquer atributo, Serpentilianos conseguem ter mais dex que isso, enquanto que Croks e Draconianos podem ir até 25 de força. No geral, um Norfss muito antigo não está limitado a valores de atributo. Norfss podem comprar até +3 pontos em Will e +5 em Perception ou +5 de will e +5 de percepction no caso de Draconianos

"Ameaça Tremenda Azul", o Drakonis líder de Scald

Um comentário:

  1. Entendi que pra pegar Morph, você precisa primeiro ter elastic skin. Só que uma vez que você tenha o morph, que na prática vai custar 30 pontos, você vai ter jogado os 20 do elastic skin no lixo...você vai deixar upgradear a vantagem como faz em outros casos?

    ResponderExcluir